Sabbag Radiólogos, instituição referência em medicina diagnóstica na Colômbia, é caso de sucesso da Medilab Sistemas

Fundado em 1957, referência na costa Colombiana e uma das maiores instituições de saúde do país, o Sabbag Radiólogos é um caso de sucesso da Medilab Sistemas. Primeiro grande projeto desenvolvido pela empresa fora do Brasil, consistiu na implantação de PACS (Picture archiving and communication system), RIS (Radiology information system) e Telerradiologia, em um processo complexo de migração de sistemas.

Após visita ao Rio de Janeiro para conhecer as instalações e características das soluções criadas pela Medilab, Dr. David Sabbag, médico radiologista e um dos gestores do Sabbag Radiólogos, decidiu pela alteração de todo parque de softwares para gestão de imagens da instituição. A parceria, estabelecida em 2014, deu início a adequação da tecnologia desenvolvida no Brasil para introdução no mercado colombiano e submissão à legislação da agência de saúde do país.

“Os principais benefícios esperados na integração entre os sistemas de PACS, RIS e incorporação da Telerradiologia à prestação de serviços do Sabbag Radiólogos, eram a segurança e a agilidade na entrega dos exames. Precisávamos garantir que não houvesse erros de Worklist, aumentar a integração e eficiência dos processos e a qualidade do atendimento. Esses foram pontos primordiais para a escolha das soluções Medilab Sistemas em detrimento dos outros softwares encontrados no mercado colombiano”, analisou Dr. David Sabbag.

O diferencial competitivo da Medilab foi a qualidade das ferramentas diagnósticas oferecidas, digitalização de documentos e o pacote de Telerradiologia não disponibilizado pelo antigo fornecedor de sistemas à instituição. O projeto foi fundamentado na adequação da infraestrutura e qualidade tecnológica encontrada nas instalações das unidades Sabbag.

“A estrutura de atendimento do Sabbag Radiólogos prevê que os exames sejam realizados e rapidamente disponibilizados para elaboração de laudos e revisões. Pensando nisso, reformulamos o planejamento inicial de implantação e analisamos a infraestrutura de hardware para basear todos os softwares em um banco centralizado. Hoje, em menos de um minuto, conseguimos disponibilizar as imagens para que o médico especialista possa produzir o laudo”, explicou o Técnico de Implantação e responsável pelo projeto desenvolvido no Sabbag Radiólogos, Anderson Leocadio.

Em duas sedes que compreendem quatro unidades diretas de atendimento, em Barranquilla, o Sabbag Radiólogos realizou em 2016 quase 11 mil estudos mensais de imagens radiológicas. PET-CT, Angiografia, Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia em 3D e 4D, Radiologia Digital e Medicina Nuclear são algumas das especialidades oferecidas pela instituição de saúde.

Além das etapas de mapeamento da infraestrutura, levantamento de requisitos e análise das necessidades do Sabbag Radiólogos, as equipes de Desenvolvimento e Inteligência da Medilab também trabalharam na adaptação dos sistemas de gestão clínica e radiológica para atender a realidade Colombiana. Hoje, além de integração plena entre as soluções de PACS e RIS, pacientes e médicos solicitantes também visualizam imagens e laudos, com segurança e integridade dos dados, a qualquer hora, por meio do Portal de Resultados.

Para a demanda de segurança e entrega rápida ao paciente exigida pelo Sabbag, a Medilab também estruturou um plano de “Disaster Recovery” no armazenamento de imagens e demais informações, evitando as consequências de qualquer risco. “Toda tecnologia processada e desenvolvida pela Medilab Sistemas no Sabbag Radiólogos está armazenada em múltiplos servidores. O plano de contingência foi pensado para que um desastre ou dificuldade técnica não interfira no desempenho e, consequentemente, na qualidade de entrega da instituição”, avaliou Anderson Leocadio.

Treinamento e Capacitação nas soluções Medilab Sistemas

Após a finalização da implantação dos sistemas contratados, toda equipe do Sabbag Radiólogos passou por um treinamento ministrado pela área de Aplicação da Medilab Sistemas. Segundo a coordenadora de aplicação, Talita Pinheiro, a medicina diagnóstica na Colômbia é caracterizada pela precisão dos resultados, por isso, todo trabalho ao longo do treinamento foi voltado para as ferramentas de qualidade e, principalmente, revisão dos laudos emitidos.

“A rotina de emissão de laudos nas unidades Sabbag transforma a revisão de exames em um processo de aprendizagem. Todos os exames passam por uma minuciosa verificação dos médicos gestores para garantir precisão diagnóstica ao paciente e evitar discordância entre especialistas. Pensando nisso, durante a personalização do MediWorks – estação de trabalho médica e um dos softwares mais utilizados tanto para emissão de laudos nas unidades de atendimento quanto para laudos a distância -, precisamos organizar os recursos disponíveis para facilitar a usabilidade da ferramenta e redução de tempo entre a visualização de imagens, elaboração de laudos e processos de revisão”, observou Talita.

Portal de Resultados

Grande parte dos profissionais de saúde ainda tem acesso restrito e dependente de terminais fixos de trabalho para realizar, até mesmo, uma rápida consulta a um determinado exame. Esse cenário, no entanto, pode ser transformado com o ambiente online, ao permitir que médicos também analisem laudos e imagens por meio de qualquer dispositivo móvel.

Os exames podem ser visualizados na emergência ou centros cirúrgicos, por exemplo, evitando que o profissional de saúde precise se locomover até uma Workstation. Outra importante característica do Portal de Resultados é a redução de custos com material. Com o ambiente online funcionando, impressão e produção de CDs são realizadas apenas sob demanda; quando é necessária a disponibilização física desta documentação.

Além disso, ao otimizar atividades diárias, agiliza o início do tratamento ao paciente e gera mais eficiência e rapidez para o fluxo de entrega.

  • Mobilidade: possibilita o acesso a partir de qualquer dispositivo móvel – tablet, smartphone ou computador;
  • Economia: redução de custos com filmes, estrutura de atendimento e impressões;
  • Facilidade: acesso rápido a qualquer hora e lugar;
  • Otimização do atendimento: diminui o fluxo de pacientes na busca de exames

Leia também: Medilab Sistemas apresenta soluções em medicina diagnóstica durante o  XX Seminário Internacional de Radiologia, na Colômbia