5 erros prejudiciais na produtividade do trabalho em sua clínica

A produtividade no trabalho é algo buscado por muitos gestores, mas é um indicador difícil de ser controlado quando não existem ações eficazes. Somente contratar os melhores funcionários e investir em treinamentos não é o suficiente.

Existem erros que são muito prejudiciais para a produtividade de uma clínica e que podem facilmente ser corrigidos quando é realizado um diagnóstico correto do problema.

Quer saber quais falhas são as mais comuns? Então confira a lista que separamos para você!

1. Falta de investimentos em soluções tecnológicas

O investimento em soluções tecnológicas oferece um grande benefício para produtividade da clínica, tanto em curto prazo quanto para o futuro. Sistemas feitos sob medida para o seu negócio facilitam muito o dia a dia.

Por meio do uso de tecnologias adequadas às necessidades da clínica, será possível reduzir os desperdícios, diminuir custos, organizar os processos, realizar um melhor gerenciamento do negócio, etc.

Esse tipo de investimento também melhora a atuação do grupo, fazendo com que a produtividade aumente e o atendimento ao público melhore. Além disso, a clínica consegue operar com um número menor de pessoas, mas com o rendimento adequado.

2. Desorganização

Como você mantém seu ambiente de trabalho durante o dia? Os exames e laudos estão devidamente organizados? A programação de atendimento aos pacientes está de acordo com o horário disponível? Todos serão examinados no tempo previsto?

Essas são algumas questões que devem ser levadas em consideração para conduzir suas atividades. Se a organização do local de trabalho não está boa, significa que você perde muito tempo procurando as ferramentas necessárias para executar uma tarefa.

O ideal, no caso de uma clínica, é manter uma padronização no arquivamento de documentos e organizar todo o ambiente antes da abertura, afinal, depois que os pacientes chegam, essa tarefa se torna mais difícil.

3. Comunicação interna insuficiente

A qualidade da comunicação em sua clínica faz toda a diferença no rendimento da equipe. Saber explorar os canais internos, como os e-mails, celulares e reuniões com o grupo é muito importante para garantir a produtividade.

Ao se comunicar, deixe claro o que é esperado de cada um, as metas e tarefas individuais, as mudanças de procedimentos, quais são as prioridades e as situações de emergência para garantir que todos os colaboradores estejam devidamente alinhados.

4. Clima organizacional negativo

O clima organizacional se refere à qualidade do ambiente de trabalho percebida pelos funcionários. Quando o clima não é bom, a produtividade é afetada e pode atingir outros indicadores, como a rotatividade, satisfação do paciente, absenteísmo, etc.

Esse problema é mais comum quando o gestor é autoritário, não possui uma comunicação adequada e não se importa com a interação do grupo e tampouco com a resolução de conflitos. A contratação errada é outro fator comum.

O correto é exercer uma liderança humanizada, se empenhar na integração da equipe, oferecer salários e benefícios atrativos, atuar preventivamente diante das oportunidades, realizar pesquisas de clima e saber valorizar os profissionais sérios e comprometidos.

5. Acúmulo de tarefas

Esse erro é mais comum em pessoas que exercem cargos de liderança dentro de uma clínica. Muitas vezes, por acreditar que o grupo não é capaz ou pela dificuldade em delegar tarefas e treinar funcionários, o líder acaba se sobrecarregando.

Entretanto, os multitarefas tendem a ser bem menos produtivos em relação às pessoas que fazem apenas uma atividade por vez, conforme aponta uma pesquisa da Universidade de Stanford.

Isso ocorre porque o cérebro não consegue executar todas as tarefas simultaneamente com sucesso. Para evitar cometer essa falha, comece a planejar melhor suas atividades, estabeleça prioridades e não passe para outra tarefa até terminar o que começou.

Descobriu quais são os erros que comprometem a produtividade no trabalho? Se você quer melhorar de vez a gestão de sua clínica, não deixe de baixar nosso e-book: