Marketing médico: saiba como divulgar seu consultório no Facebook

O Facebook é a mídia social que mais tem usuários no Brasil e no mundo e, por esse motivo, também tem se tornado uma ferramenta fundamental para a realização do marketing médico.

No entanto, para divulgar um consultório ou clínica no Facebook, é necessário que se tenha alguns cuidados básicos. Para ajudá-lo a melhorar o seu marketing médico no Facebook, nós elencamos 6 dicas. Confira.

1. Tenha uma fanpage, e não perfil

No Facebook existem duas modalidades da criação de novas contas: o perfil e a fanpage. Desse modo, o perfil é indicado para pessoas e as fanpages, que são gerenciadas por perfis, são destinadas para empresas.

Tendo uma fanpage você poderá ter acesso a relatórios de alcance das publicações, programar posts para dias e horários específicos, além de poder fazer publicações patrocinadas e, assim, atingir um maior número de pessoas.

2. Mantenha uma frequência fixa de publicações

É importante que você mantenha uma frequência fixa de publicações na sua página, pois somente assim haverá um engajamento por parte do público, ou seja, de nada adianta ter uma página no Facebook, se ela não for ativa.

Uma ideia interessante é criar um calendário editorial de conteúdo, de modo que você tenha as publicações planejadas com antecedência, mantendo a periodicidade.

3. Publique informações interessantes para o seu público

Fazer um estudo de públicos é essencial para manter um bom trabalho no Facebook. Assim, você poderá produzir conteúdo que seja de interesse dessas pessoas, fazendo com que elas curtam e compartilhem as informações postadas.

Para consultórios e clínicas médicas, exemplos de conteúdo interessante são informações sobre prevenção de doenças, qualidade de vida, dicas de saúde, entre outros assuntos relacionados.

4. Faça as publicações em horários estratégicos

Existem alguns estudos que falam sobre os horários nobres nas redes sociais, porém também é sabido que não existe um horário fixo para que as pessoas acessem mais ou menos esse tipo de mídia. Por esse motivo, é recomendado que sejam feitos testes para verificar os horários que mais apresentam resultados positivos para o seu público especificamente.

Você pode, por exemplo, em uma semana, programar posts para os horários da manhã, tarde e noite, em diferentes dias, e depois disso, verificar qual deles alcançou um maior número de pessoas.

5. Saiba lidar com comentários negativos

No caso de alguém não se sentir satisfeito com os seus serviços e fazer algum comentário negativo na sua página, é necessário agir com cautela. Evite apagar o comentário ou responder com grosseria.

Em casos assim, recomenda-se uma resposta atenciosa e direta, contornando a situação e evitando a criação de uma crise de relacionamento.

6. Siga as normas do Conselho Federal de Medicina

O Conselho Federal de Medicina regulamenta as normativas éticas para a publicidade na área médica e você precisa segui-las à risca.

A entidade proíbe, por exemplo, a publicação de fotos que mostrem o antes e o depois de pacientes que se submeteram a um tratamento e também que os médicos façam selfies com os seus pacientes.

Ao seguir essas dicas, você terá muito sucesso com o marketing médico no Facebook. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário e responderemos em breve.