5 erros de atendimento ao paciente que deixam seu consultório vazio

A cada dia o atendimento ganha uma importância maior no setor de healthcare. Tal importância leva o atendimento ao paciente a ser considerado, por especialistas de marketing, como o maior diferencial competitivo da atualidade.

Basta fazer uma pesquisa rápida sobre fidelização de clientes ou atração de novos clientes para perceber que o atendimento é a peça chave desse processo. 

Hoje não basta ter boa formação, especializações e saber fazer o trabalho de maneira excelente. Ainda é necessário não cometer erros no relacionamento interpessoal e, se possível, surpreender o paciente com uma boa conversa.

Como sabemos que os pacientes tendem a perceber mais os erros do que os acertos, separamos neste post 5 erros que deixam seu consultório vazio. Confira!

1. Mau atendimento ao telefone

O telefone é uma extensão do consultório, por esse motivo o telefonema seguindo o modelo de telemarketing com vasta utilização de gerúndios não é o melhor modelo. Outro detalhe que cabe ressaltar é o fato de o telefonista não ter informações suficientes para tirar a dúvida dos pacientes.

2. Longo tempo de espera

Organizar de maneira errada a agenda, exagerar no overbooking ou simplesmente atrasar durante os atendimentos são os erros que compõe a mais frequente reclamação de todos os pacientes sobre a área da saúde: o atraso.

O atraso na área da saúde é tão frequente que cumprir o horário marcado já se tornou um grande diferencial de qualquer médico.

3. Falta de treino da recepcionista

A recepcionista tem a função primária de prestar atendimento ao paciente, e qualquer outra função deve ser feita se não houver como executar a primeira. Porém, a realidade das clínicas é outra: as recepcionistas preterem os pacientes que ali estão para se focar nas planilhas e telefonemas.

A recepcionista é a cara da clínica e esse comportamento só demonstra a falta de cuidado e atenção que o paciente receberá.

4. Decoração inadequada

Não é por ser uma clínica médica que o ambiente precisa ser totalmente branco e sem vida, com cadeiras velhas para os pacientes sentarem, por exemplo. O ambiente mórbido e frio das clínicas causa ansiedade nos pacientes e, em alguns casos, pode ser um motivo para os pacientes não voltarem.

5. Atraso no resultado de exames

De todos os atrasos o mais preocupante é em relação a entrega de resultado dos exames. Quanto mais longo é o período entre exames e resultados, mais ansioso e irritável o paciente se torna.

Essas normalmente são as reclamações dos pacientes em relação aos consultórios e clínicas. Certamente, existe mais o que melhorar além desses cinco pontos, basta perguntar a um bom paciente o que ele gostaria que fosse melhorado na clínica e atuar em cima disso.

Ainda tem alguma dúvida sobre os erros de atendimento ao paciente? Então, deixe um comentário e vamos conversar!