O guia definitivo para melhorar a comunicação interna do consultório

Ter uma boa comunicação entre as equipes é a chave para estabelecer uma relação de confiança dentro das clínicas, pois evita transtornos, aprimora a gestão do tempo e ajuda a identificar o melhor tratamento para o paciente.

A comunicação na área médica é um tema ainda pouco explanado, mas é de vital importância para o sucesso de qualquer empresa da área de saúde, bem como para a satisfação daqueles que procuram por serviços médicos.

Continue a leitura e saiba agora como você, gestor, pode melhorar a comunicação interna do seu consultório.

Como melhorar a comunicação interna na área médica

Atualmente, com os avanços da tecnologia e da medicina, a comunicação na área sofreu muitas mudanças. Hoje, há inúmeras ferramentas tecnológicas que ajudam nesta aproximação entre equipes. Porém, não se pode esquecer a parte humana neste processo.

Veja agora como sua clínica pode começar desde já a melhorar a comunicação interna.

Procure consolidar e divulgar as informações

Falhas de comunicação entre equipes médicas podem gerar muitas situações de conflito ou mesmo perdas de dados, o que leva funcionários a ficarem sem saber o que fazer ou gerar estresse e até mesmo a perda da confiança entre as partes.

Desta forma, é importante implementar soluções simples e centralizadas de divulgação de informações, para que estas se tornem mais acessíveis aos colaboradores. A melhor forma de fazer isso é instalar um mural em um local onde haja movimentação constante de funcionários. Assim, é possível disponibilizar informações, periódicos informativos de mudanças e outras informações importantes para a equipe.

Incentive a conversa entre a equipe

É muito importante haver esta troca entre profissionais, a fim de criar conhecimento para melhoria das práticas, bem como melhorar o que não teve sucesso. Além disso, conversas entre equipes favorecem o estreitamento de laços entre os funcionários, diminuem o estresse e ajudam na motivação para bons resultados no trabalho.

Dessa forma, sempre que possível, os gestores devem incentivar a conversa entre a equipe. Isso pode ser feito por meio de reuniões informais ou “happy hours” para que os funcionários possam dividir suas experiências, tanto positivas, quanto negativas com mais frequência.

Faça uso da tecnologia para favorecer a comunicação interna

Qualquer rotina se torna mais fácil quando a comunicação é de qualidade. Por isso, é importante certificar-se de que as informações estão sendo passadas de forma adequada e que os funcionários estão se comunicando melhor.

Procurar oferecer meios de comunicação que facilitem este processo é importante para toda a equipe. Pode ser por meio da Internet, através do chat online, Skype, WhatsApp, grupos do Facebook, ou outra ferramenta usada atualmente. Plataformas direcionadas para a área médica também podem ser uma alternativa para esta comunicação e divulgação de interesses da clínica.

Saiba ouvir os colaboradores

Uma boa comunicação corporativa na área médica deve começar com os gestores. É importante colocar-se à disposição para o diálogo e aproximação da equipe, para escutar o que seus funcionários têm a dizer. Isso pode ser feito por meio de reuniões informativas para ajudar a equipe a ter uma melhor visão sobre a importância do diálogo.

O médico que se preocupa com a comunicação interna de seu consultório certamente traz mais eficiência para o ambiente, conquista pontos positivos com os pacientes e no ambiente interno da instituição de saúde.

E você, como pretende melhorar a comunicação interna em sua clínica? Deixe o seu comentário!