Biomédica da Medilab Sistemas participa da I Semana de Neurociências da UFF

Promovida pela Liga Acadêmica de Neurociências Biomédicas, a I Semana de Neurociências da Universidade Federal Fluminense (UFF) foi realizada entre os dias 16 e 20 de janeiro no Instituto Biomédico da Universidade, no bairro de São Domingos em Niterói.

A Biomédica e especialista em PACS (Picture Archiving and Communication System) da Medilab Sistemas, Talita Pinheiro, foi uma das palestrantes convidadas do evento, que contou com a participação de estudantes de diferentes áreas de conhecimento: Biomedicina, Medicina, Enfermagem, Física, Biologia, entre outras.

Ao longo da palestra “Neuromarketing: neurociência aplicada ao estudo do comportamento do consumidor”, Talita Pinheiro expôs aos estudantes algumas das possibilidades encontradas na união entre as pesquisas da neurociência às teorias aplicadas ao Marketing. Segundo a especialista, o Neuromarketing é uma das chaves para o entendimento da lógica de consumo e busca entender desejos, experiências e motivações do consumidor através de estudos das reações neurológicas a determinados estímulos externos.

“É importante que esses futuros cientistas entendam que as minuciosas pesquisas realizadas em laboratório podem ter diversas aplicações no mercado, além das acadêmicas. No caso do Neuromarketing, especificamente, as descobertas podem ser empregadas em produtos, conceitos, embalagens e peças publicitárias, em formatos digitais ou off-line, com o intuito de atrair a atenção do consumidor. Vejo nessa oportunidade de falar sobre parte do meu histórico de atuação como Biomédica, uma maneira de ampliar o horizonte profissional desses estudantes”, analisou.

Talita Pinheiro, formada em Biomedicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) em 2010, tem um histórico de carreira que perpassa distintas áreas de atuação: pesquisa em diversos campos, know-how em Neuromarketing, até a atual experiência como “Application” da Medilab Sistemas. A Biomédica é Coordenadora da área de Aplicação da empresa e responsável pelo desenvolvimento de treinamentos voltados a diferentes perfis de clientes, além de trabalhar em conjunto com a fábrica de Desenvolvimento de Softwares no aprimoramento da pesquisa e entrega de serviços cada vez mais adequados às demandas da área de Radiologia no Brasil.

O convite para participar da I Semana de Neurociências da UFF surgiu após a palestra ministrada pela especialista na IX Semana de Biomedicina da Unirio, que teve como tema central “Radiologia e Neuromarketing: relato de uma vivência profissional”. A nona edição do evento celebrou os 50 anos da Biomedicina no Brasil e expôs aos estudantes – por meio de palestras e minicursos – as possibilidades de atuação dentro da profissão, que é considerada a terceira mais nova na área da saúde no país.

Leia também: Medilab Sistemas leva inovação e Radiologia à IX Semana de Biomedicina da Unirio