Saiba como implementar telemedicina com sucesso

Implantar sistemas sob medida na área de saúde traz muitos benefícios não só para a instituição, mas para colaboradores, médicos e pacientes. A telemedicina é hoje uma realidade crescente e como resultado, traz melhorias ao trabalho de profissionais de saúde e os pacientes ficam mais satisfeitos ao serem atendidos com rapidez e conforto.

A telemedicina confere segurança com dados de exames a distância, laudos e diagnósticos, e usa a internet como meio de acelerar e reduzir custos dos dados e processos.

Conheça agora alguns itens importantes e saiba como implementar a telemedicina em seu consultório, clínica ou hospital.

Quando implementar a telemedicina em sua instituição de saúde

A qualidade do atendimento de hospitais e clínicas começou a ser afetada pela distância geográfica e, desta forma, viu-se a necessidade de implementar a telemedicina, que torna o atendimento mais rápido e melhor a pacientes que vivem em lugares remotos ou aqueles que não podem se locomover.

Veja quando é necessário implementar o serviço de telemedicina:

  • Quando há dificuldades de analisar e entregar laudos aos pacientes;
  • Quando é preciso o envolvimento de diversos profissionais em alguns diagnósticos;
  • Quando há dificuldade no atendimento de pacientes com dificuldades de locomoção;
  • Quando há problemas com gestão de espaço.

A telemedicina hoje é imprescindível e tem se tornado uma excelente ferramenta para o cuidado de pacientes à distância.

Como implementar a telemedicina

É preciso planejamento antes de implementar um sistema de telemedicina. Abaixo, listamos 5 pontos que podem ajudar os gestores a ter sucesso. Confira!

1. Avaliar o mercado

O primeiro passo antes de implementar um sistema de telemedicina é fazer uma avaliação honesta das capacidades dos profissionais e das necessidades da comunidade.

Pode-se, inclusive, convidar a comunidade para participar de eventos e descobrir quais os tipos de serviços de saúde são mais necessários. Além desta comunicação direta, as instituições de saúde podem analisar dados para avaliar as necessidades dos pacientes.

Desta forma, é possível determinar quais serviços são necessários e quais pacientes têm uma elevada necessidade de um serviço particular.

2. Realizar uma autoavaliação

É necessário avaliar a sua capacidade para prestar os serviços requeridos e identificados com uma pesquisa de mercado, conforme informada no tópico anterior. Não faz sentido começar onde o mercado já está saturado ou se os profissionais não têm a especialidade disponível.

3. Alinhar os objetivos com a missão da organização

Este alinhamento ajudará os líderes do estabelecimento de saúde a desenvolver um programa de telemedicina estrategicamente importante para a organização trabalhar a fim de poder alcançar os objetivos globais do hospital.

É preciso criar e organizar um calendário para as fases principais do projeto, levar em conta as exigências, instalação de equipamentos, testes, capacitação de pessoal clínico e administrativo, e considerar outras questões que podem surgir durante o processo de implementação.

4. Treinar colaboradores

O treinamento é um item chave para um programa de telemedicina de sucesso. A telemedicina não é algo difícil de implementar, mas não elimina a necessidade de treinamento.

Cada profissional deve passar por um programa prático para aprender a utilizar as ferramentas necessárias. Isso permite que fiquem mais confortáveis com componentes de áudio e vídeo, e possam discutir quaisquer questões.

5. Fazer uma integração com outros sistemas de telemedicina

É importante integrar a telemedicina com outras tecnologias, tais como softwares de gerenciamento clínico e registros médicos eletrônicos que garantam eficiência e melhor compreensão de dados.

Embora a integração não seja algo simples de se fazer, há muitos benefícios uma vez que é feita como o acesso rápido a informações de saúde dos pacientes e a possibilidade de ter um único banco de dados de registro dos mesmos.

Apesar de todas as vantagens da telemedicina, não é aconselhável a implementação desses sistemas sem o devido acompanhamento de profissionais experientes, pois pode ser fatal para as empresas de saúde. Por isso, é importante contratar os serviços de uma empresa especializada na implantação destes sistemas sob medida.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso. Junto com você e sua equipe, nossos especialistas vão analisar, compreender e implementar nossos softwares, de acordo com a realidade e as necessidades da sua clínica!