Paciente insatisfeito no consultório médico, e agora?

Buscar um consultório médico já é um ato que corriqueiramente causa desconforto aos pacientes. Dito isso, qualquer coisa que aconteça dentro desse ambiente pode gerar insatisfação.

É quase inevitável que o paciente em algum momento fique insatisfeito. Normalmente ele estará com dor, com sensações desagradáveis no corpo e receios sobre a causa do que está sentindo.

Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre o que fazer quando o paciente fica insatisfeito no consultório médico. Confira!

Escute o que o paciente tem a dizer

Quando você passa por um mal atendimento e reclama disso, prefere que a pessoa do atendimento justifique os erros ou concorde com você, demonstrando que entendeu os motivos de sua insatisfação? Com o seu paciente não é diferente.

Se o paciente não gostou de alguma coisa, essa não é a hora de discordar dele, mas sim de escutar o que tem a dizer. No momento, o paciente não odeia você ou o seu consultório médico, ele está apenas frustrado e demonstrando isso. Mostre a ele que você entende o problema e que não te agrada deixar seu paciente insatisfeito.

Coloque-se no lugar do paciente

Se o seu paciente ficou insatisfeito, mas você não entende o motivo, tente se colocar no lugar dele. Imagine que você é um paciente chegando ao seu consultório, observe o tempo de espera, a forma como as atendentes se comunicam.

Se alguma coisa desagradou a você nesse pequeno exercício, mesmo você sendo um médico acostumado a essa rotina, imagine como é para seu paciente. É muito importante que conserte todos os erros que encontrou.

Procure junto com o paciente uma forma de solucionar o problema

Além de demonstrar que entende o problema do paciente, existe outra estratégia muito boa que você pode adotar. Quando o paciente apresentar uma reclamação, aceite-a, diga que fará o possível para solucionar a causa da reclamação e, mais, peça ajuda para o paciente. Pergunte se ele teria alguma sugestão ou outra ideia para resolver a questão.

Dessa forma, o paciente também participa da melhoria do atendimento. Isso faz com que ele se sinta valorizado dentro do consultório médico e demonstra a sua vontade, como profissional, em tornar o atendimento melhor.

Garanta que o problema não voltará a acontecer

O motivo de insatisfação do paciente não pode voltar a acontecer. Errar uma vez é humano, errar duas já torna o erro uma rotina. O paciente precisa perceber que o consultório médico é um local sério de trabalho e que qualquer erro que porventura ocorra será rapidamente corrigido.

Não permita que os erros se tornem um vício. Sempre que houver alguma reclamação é muito importante que você entenda o motivo e garanta que o problema não voltará a acontecer.

Utilize a tecnologia em benefício de seus pacientes

Faça uso das novas tecnologias para dar mais conforto a seus pacientes. Por exemplo, ao utilizar a telemedicina ou os laudos a distância, você evita que seu paciente precise se deslocar até o consultório e esperar para ser atendido.

Com medidas simples como essas você consegue reconquistar os clientes insatisfeitos e garantir que o mesmo problema não aconteça no futuro. Essas medidas são muito importantes para manter o consultório médico mais atrativo aos pacientes.

Gostou das dicas? Recomendamos que você leia também nosso artigo com as 5 dicas para reduzir o tempo de espera da consulta médica. Não perca!

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