Saiba como precificar o atendimento médico corretamente

Ao abrir um consultório, você precisa precificar corretamente o atendimento médico. Se você tem alguma dúvida relacionada ao procedimento, vamos explicar como realizá-lo etapa por etapa.

Ao ler nosso artigo, você vai aprender a levantar custos e valores, além de entender como a concorrência pode influenciar no preço do seu atendimento. Confira!

Quais fatores devo analisar para definir o preço do atendimento médico?

Primeiro, você deve avaliar qual é o valor gasto para manter o funcionamento da sua clínica e atender clientes. Para fazer esse cálculo, leve em consideração valores referentes ao aluguel, se for o caso, além de contas de luz, água, internet, telefone, compra de materiais, manutenção de equipamentos, salários de empregados, assim como os gastos com marketing e publicidade.

Após esse levantamento de gastos, se torna mais fácil o cálculo do preço do atendimento.

Custo

A primeira etapa é levantar os custos para realizar serviços na clínica. Com o serviço de atendimento médico, você vai precisar comprar material, manter o funcionamento de equipamentos, mão de obra, além de outros gastos. É fundamental também estimar uma média de tempo gasto para a realização de atendimentos e saber o valor de sua mão de obra, do investimento e do tempo gasto na formação.

Concorrência

A concorrência é algo que vai influenciar no preço do seu atendimento médico. Por exemplo, se você é o único médico da cidade, pode cobrar o máximo que o cliente pretende pagar, mas se houver um outro consultório, provavelmente ambos vão praticar preços parecidos.

Salário

Mesmo cobrando por atendimento médico, como um profissional provedor de serviços você precisa ser capaz de definir o valor da hora do seu serviço. Para determinar esse valor, comece a pensar quanto quer receber mensalmente e qual será o valor do seu salário ou lucro anual. Se você realiza plantão, o preço da consulta pode ser mais elevado, dependendo da hora e do dia do atendimento.

Atendimento

Além de investir anos na sua formação de médico e participar de diversos seminários e minicursos, é fundamental prezar pela qualidade, isso pode elevar o valor do seu atendimento. A cada curso que você faz ou uma especialização a mais, o valor da sua consulta pode ser elevado. Uma boa gestão financeira também será excelente para você.

Consulta

Para fazer o levantamento do preço de cada consulta é importante analisar as despesas e custos, além disso você deve avaliar também o lucro. Para chegar ao valor final, precisa calcular quantas consultas serão necessárias para atingir o valor total e verificar se a soma final é satisfatória.

Também pode atender um número maior de clientes por um preço mais em conta, se houver concorrência forte, ou pode cobrar um valor mais elevado pela consulta, se não houver outros consultórios na sua região, assim você vai ficar menos sobrecarregado.

Ainda tem alguma dúvida sobre como precificar o atendimento médico? Então, deixe um comentário e participe da conversa!

cta_newsletter