Agenda médica: leitura obrigatória para deixar tudo em ordem

Sabia que ter uma agenda médica bem organizada é um dos grandes segredos para garantir um bom atendimento na sua clínica? Entender como administrar bem a sua agenda gera benefícios tanto para a equipe quanto para os pacientes.

Existem diversas formas para deixá-la muito mais eficiente. Além disso, ter conhecimento de algumas estratégias para quando o paciente falta ou atrasa é fundamental para o bom atendimento. Fique atento às nossas dicas!

Conheça bem o paciente

Sempre existem aqueles pacientes que gostam de conversar mais, questionar mais, fazendo o tempo de consulta mais longo que o previsto. Uma boa estratégia para atender todos os pacientes durante o dia, sem muitos atrasos, é intercalar aqueles que demoram mais com os que são mais rápidos. Assim, eles não ficarão aguardando por muito tempo.

Aposte na telemedicina

Sabia que existem diversos softwares que podem ajudar você a realizar os agendamentos? As anotações em papel estão ficando cada vez mais obsoletas e continuar usando agenda física acaba fazendo com que o seu consultório vá contra a maré quando o assunto é sustentabilidade e eficiência.

Além disso, com o apoio da telemedicina os atendimentos podem ser mais rápidos já que tudo é feito de forma digital e automatizada. Os pacientes também conseguem marcar as suas consultas de forma online, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Perfeito, não é?

Ofereça treinamento para os funcionários

Bons funcionários são de extrema importância para o sucesso da sua clínica. Se o paciente não for bem atendido na recepção, ele pode nem querer chegar a sua sala e sair porta afora, correndo para a concorrência.

Capacitar funcionários é um investimento e não um gasto, como alguns podem pensar. Quanto melhor o seu atendimento e a experiência que o paciente tem dentro do consultório, maior o comprometimento dele com a clínica.

Tenha prioridades

Focar em coisas sem muita importância pode atrapalhar e muito a sua agenda e o funcionamento do consultório no dia a dia. Sempre deixe para fazer primeiro o mais urgente e também aquelas pequenas tarefas que costumam durar poucos minutos, como responder alguns e-mails e retornar ligações.

Essa dica parece até um pouco óbvia, mas tem muita gente que ainda não consegue ter essa organização. O ideal é que a sua lista de tarefas seja feita no dia anterior.

Intercale consultas de rotina com primeiras consultas

A primeira consulta de um paciente costuma ser mais longa. Você terá que fazer uma avaliação completa dele e solicitar alguns exames. Porém, para os exames de rotina, isso não é necessário. O paciente já é conhecido da clínica e possui uma ficha com a avaliação. Assim, o atendimento tende a ser bem mais rápido.

Intercalar esse tipo de consulta ajuda a manter a ordem dos horários, evitando que algumas pessoas esperem mais tempo que o necessário.

E agora? Já consegue organizar a sua agenda médica? Quer mais ajuda? Então entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!