5 segredos para atrair pacientes ao seu consultório

Para alguns médicos, o desafio vai muito além do diagnóstico no consultório. É preciso tempo para a parte administrativa, gestão da clínica, e isso envolve também a busca por novos pacientes. Sendo assim, desenvolvemos este post onde apresentamos 5 dicas preciosas para atrair pacientes à sua clínica. Continue a leitura e acompanhe!

1. Conheça seu público-alvo

Para conseguir identificar exatamente o seu público-alvo você precisa traçar, com clareza, essa definição. Desta forma, utilize a estrutura a seu favor: um levantamento de informações das fichas de seus pacientes com idade, sexo e profissão é um bom começo.

Conversar com a sua equipe e pacientes também é importante. Assim, poderá oferecer soluções direcionadas exatamente para quem mantém seu consultório e, além disso, atrair pacientes.

2. Entenda a dor do seu paciente

Depois de descobrir exatamente o seu público-alvo, procure entender o que se passa com ele. Clinicamente o especialista é você, por isso, aqui não estamos falando de diagnósticos e tratamentos, mas sim, repassando a questão do atendimento.

Sua equipe ouve o paciente? Lembre-se de que a saúde física é parte do problema, mas o conforto emocional também está inserida no processo. Confira se os seus pacientes têm sido bem tratados, desde a entrada até a saída do consultório.

3. Saiba escolher os recursos tecnológicos

A cada dia, novas tecnologias aparecem e precisam ser dominadas. Existem muitas soluções no mercado que você pode utilizar para melhorar os processos administrativos de sua clínica. O ideal é escolher um sistema de gerenciamento confiável para que você não perca tempo e nem pacientes no meio da organização da rotina diária.

4. Comunique-se

Não adianta achar que marketing, comportamento do consumidor e taxa de conversão são assuntos somente da turma da administração e da publicidade! Todo gestor atuante precisa saber os fundamentos que regem o mercado.

Utilizando esses conhecimentos é possível manter um canal aberto de comunicação com seus pacientes, potenciais pacientes e também com todos os stakeholders envolvidos no seu serviço de healthcare.

5. Faça seu paciente atrair pacientes

Antigamente dizíamos que o marketing boca a boca era a melhor publicidade. Na verdade ainda é, mas hoje existem outras plataformas. Todo tipo de interação social, desde as redes sociais como o Facebook e o LinkedIn, até as reuniões de família e amigos, o que importa é a troca de experiências e informações.

Por isso, concentre-se em manter o seu paciente bem atendido e conectado, desde o “Bom Dia!” que ele recebe da sua secretária, passando por um atendimento atencioso até uma mensagem de aniversário ou lembrete de uma consulta de rotina. Todo mundo gosta de ser bem tratado (e lembrado).

Cuidando bem dos pacientes (e oferecendo as melhores opções de mídias sociais), você manterá seu consultório sempre cheio e atrairá novos.

E então, gostou das dicas sobre atrair pacientes apresentadas no texto? Sugerimos que aproveite a oportunidade e confira nosso post sobre Atendimento ao paciente: como lidar com mães e idosos?