Por que não usar papel na área da saúde?

A digitalização de documentos é uma tendência que vem crescendo na área da saúde. É uma excelente forma de conseguir realizar uma melhor gestão da sua clínica, consultório ou hospital e também ajuda a manter dados importantes mais seguros, sem se preocupar com o desgaste do tempo.

Além de ser muito mais prático, há outras diversas vantagens em deixar o uso do papel de lado e optar por aproveitar melhor a tecnologia. Veja, abaixo, diversos motivos para abandonar o papel de uma vez por todas.

1. Oferece menos segurança

O papel pode se perder facilmente, o que está escrito se apaga com o passar do tempo, alguém pode derramar café ou qualquer tipo de bebida, entre vários outros acidentes que podem acontecer com esse documento tão frágil, mas que possui informações tão importantes.

Pense, por exemplo, no prontuário de um paciente que você já vem acompanhando há anos. Lá está todo o histórico dele, bastante valioso para conseguir compreender certas patologias que podem acometê-lo no futuro. Já pensou que todas essas informações possam ser perdidas facilmente só por estarem no papel?

2. Ocupa muito espaço

Quantos armários e arquivos você tem na sua clínica para armazenar não só prontuários, como também todos os papéis da empresa, com balanços, dados, gráficos, entre vários outros documentos essenciais para realizar uma boa gestão?

Pense agora em quanto espaço poderia ser economizado. Talvez você até tenha uma sala só para guardá-los, essa mesma sala poderia ser utilizada para um outro especialista e oferecer mais um serviço ao seu paciente.

3. Mais difícil de organizar

Já notou como a papelada consegue se acumular facilmente em cima da mesa? Até parece que tem vida própria. Você vai lá, arruma tudo, perde um bom tempo com isso, mas em poucos dias, olha quem está esperando por você tomando todo o seu espaço? Os papéis se multiplicam e acabam dando um bom trabalho que, simplesmente, poderia nem existir se você estivesse usando processos digitais.

4. Produz muito lixo

Precisamos pensar também no meio ambiente e nas gerações futuras. Você já pensou em quanto papel joga fora todos os meses? Quantas árvores são necessárias para fabricar tudo aquilo? Pois bem, o meio ambiente cobra a conta e ela sai bastante cara.

5. Menor produtividade

Mexer com papel demanda mais tempo, e tempo é dinheiro. Você e a sua equipe acabam reduzindo a produtividade da clínica por conta do uso de papéis. Pense em como seria fácil discutir a situação de um paciente com outro profissional se tudo o que você precisasse estivesse no seu computador e pudesse ser enviado para outra pessoa.

Trata-se de uma mudança que pode ser feita de forma rápida. Contratar os serviços de uma empresa que possa oferecer segurança dos dados e arquivar tudo de forma digital é uma excelente forma de facilitar o trabalho de todos.

cta_newsletter