5 livros de gestão e marketing que todo médico deveria ler

É bastante comum que médicos donos de seus próprios consultórios enfrentem problemas nas questões ligadas aos processos administrativos. Isso se explica pelo fato de que, no Brasil, os cursos de medicina das universidades trabalham muito pouco as questões relacionadas ao empreendedorismo, focando mais na prática e menos na burocracia da profissão.

Por isso, a leitura de livros de gestão e marketing é fundamental para complementar a formação dos profissionais da medicina, especialmente daqueles que seguiram o caminho do empreendedorismo.

Caso tenha se identificado com essa realidade, não se preocupe! No post de hoje, elencamos os cinco melhores livros de gestão, que podem ajudá-los nos processos de gerenciamento e marketing do seu consultório ou clínica.

1. Gestão de clínicas médicas ou consultórios

Nesse livro, Antônio Ribeiro mostra o passo a passo de como um médico pode fazer um plano de negócios para o seu consultório. O autor também reúne uma série de dicas de especialistas na área administrativa, que complementam os tópicos abordados.

Além do plano de negócios, Gestão de clínicas médicas ou consultórios também discute os cenários e as tendências a que esses estabelecimentos podem estar submetidos.

2. Lições de gestão da Clínica Mayo

Prestando atendimento nos estados norte-americanos de Minnesota, Arizona e Flórida, a Clínica Mayo é uma das organizações de saúde mais respeitadas do mundo, já tendo recebido vários prêmios e se destacado em áreas diversas.

Os autores Leonard Berry e Kent Setman fizeram uma pesquisa na clínica e, a partir de seus resultados, escreveram o livro Lições de gestão na Clínica Mayo. A obra fala sobre marketing, gestão de pessoas, fidelização de pacientes e outros assuntos interessantes, tendo como base a metodologia utilizada no estabelecimento norte-americano.

3. Marketing estratégico para a área da saúde

Phillip Kotler é considerado por muitos o pai do marketing, pois suas obras são requisito básico em qualquer curso da área. Todos os livros do autor são recomendados, mas para os médicos indicamos especialmente Marketing estratégico para a área da saúde.

Destinado a administradores de hospitais ou de outros estabelecimentos de saúde, a obra aborda o marketing com uma linguagem de fácil entendimento para os profissionais da área, trazendo questões como análise SWOT e outras metodologias administrativas.

4. Legislação profissional em saúde

Quando se fala em gestão de clínicas e marketing hospitalar, não podemos negligenciar as questões relacionadas à ética. Afinal, são a saúde e o bem-estar dos pacientes que estão em jogo, e eles devem ser sempre respeitados.

Nesse sentido, Legislação profissional em saúde, da autora Nivea Cristina Moreira Santos, pode servir como uma espécie de guia para que todas as ações administrativas da clínica ou consultório sejam baseadas no código de ética profissional da área.

5. Se Disney administrasse seu hospital

Em um primeiro momento, a ideia até pode parecer meio estranha. Entretanto, se você parar para pensar, verá que as técnicas administrativas dos parques da Disney podem ajudar muito na gestão de estabelecimentos de saúde.

Quem diz isso é Fred Lee, autor de Se Disney administrasse seu hospital. Especialista em marketing, Lee já trabalhou na Disney e também em grandes hospitais. Na obra, ele traça um panorama explicando como as lições que aprendeu na Disney, a exemplo do modelo de satisfação do consumidor, podem ser aplicadas com eficiência em hospitais.

E então, gostou das nossas sugestões de livros de gestão e marketing ideais para médicos empreendedores? Já conhecia algum desses títulos? Tem outras obras importantes para recomendar para nossos leitores? Deixe seu comentário e entre para a conversa!