5 dicas para aperfeiçoar a gestão de pessoas da sua clínica

gestao4Um médico proprietário de clínica é, antes de tudo, um empreendedor. E, como tal, é seu papel elaborar ou acompanhar o planejamento estratégico, reforçar a cultura organizacional e a aperfeiçoar a gestão de pessoas do consultório.

Para ter sucesso na gestão de pessoas, é preciso um cuidadoso trabalho em relação aos colaboradores, antes mesmo da contratação deles. Os profissionais selecionados devem ter os mesmos valores que você e sua clínica, além de precisarem ser gerenciados como investimento, um ativo, e não um gasto.

Para um atendimento de excelência aos pacientes, é importante a clínica ser profissionalizada, tal qual uma empresa, sem perder a humanização. Um dos principais diferenciais é a gestão de pessoas eficiente, afinal, com funcionários motivados, os pacientes são bem tratados e fidelizados.

Confira 5 dicas para otimizar a gestão de pessoas da sua clínica!

1. Crie um ambiente produtivo

Tenha sempre uma comunicação clara e direta com os funcionários. É essencial que os empregados tenham ciência das metas e desafios da clínica.

Sempre que possível, mostre a diferença que o trabalho de cada um faz. Incentive os gestores a serem líderes que dialogam, dão o exemplo, dão feedbacks e sempre buscam o melhor de cada um, contribuindo para um excelente clima de trabalho.

2. Invista em ações para qualidade de vida

Por se tratar de um consultório de saúde, faz ainda mais sentido estimular que seus colaboradores pratiquem exercícios físicos, sejam adeptos da alimentação saudável, tomem a quantidade de água recomendada diariamente e durmam bem.

Você pode ir além e formar uma equipe de corrida, caminhada ou ciclismo, o que contribui para maior integração do pessoal e melhoria da qualidade de vida.

3. Mapeie e otimize processos

É fundamental mapear todos os processos de sua clínica (agendamento, primeiro atendimento aos pacientes, consulta de retorno, realização de exames, cobrança, etc) para identificar o que vai bem e possíveis pontos de melhoria. Para o sucesso dessa etapa, questione-se: o que posso agilizar e como? Onde posso reduzir custos e como?

4. Utilize a tecnologia a seu favor

Hoje em dia, há muitas opções de sistemas e softwares que realizam atividades operacionais com muita precisão e rapidez. Utilize a tecnologia para fazer com que sua equipe se concentre em ações mais estratégicas e no bom atendimento aos pacientes, além de otimizar processos e reduzir custos.

5. Forme uma boa equipe

Desde o momento da contratação, tenha claro qual é o perfil que você busca, quais valores são inegociáveis e forme uma equipe que combine com os seus valores e com a cultura de sua clínica.

Os profissionais precisam agregar valor ao consultório, ser responsáveis e dar conta das tarefas que forem delegadas. Busque conhecer os pontos fortes e fracos de cada um e saiba administrá-los a favor do sucesso de seu empreendimento, capacitando os que precisam se desenvolver mais, por exemplo.

Enfim, uma gestão de pessoas eficiente reduz custos, otimiza processos, motiva colaboradores, além de tantos outros benefícios que contribuem para melhorar o atendimento e fidelizar os pacientes.

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