Teste rápido: você sabe tudo sobre a computação em nuvem? Confira!

nuvem_blogA computação em nuvem é uma tecnologia que ganhou popularidade nos últimos anos entre especialistas de TI. Soluções baseadas em ambientes de cloud computing tornaram-se ideais para empreendimentos que buscam reduzir custos operacionais, melhorar a gestão de rotinas e aumentar a mobilidade de profissionais.

Ainda assim, muitos gestores duvidam dos benefícios que uma ferramenta de cloud computing pode causar dentro do ambiente de trabalho. Grande parte do medo de adotar novas ferramentas baseadas na nuvem é originado de mitos que circulam entre técnicos de TI e profissionais da área.

Você sabe reconhecer os principais? Então confira o nosso post de hoje e conheça alguns mitos e verdades sobre cloud computing do mercado!

1. O retorno do investimento é rápido

Verdade. A nuvem, muitas vezes, é associada à capacidade de reduzir custos de licenciamento de software. E como o período necessário para adoção é reduzido, gestores tendem a obter o retorno do investimento na sua solução mais rapidamente.

O ganho com produtividade, escalabilidade de serviços e desempenho será imediato. Em poucos meses, a empresa sentirá a melhoria causada por processos mais eficazes e com custos mais precisos.

2. A computação em nuvem é uma moda passageira

Mito. Muitas tecnologias “desaparecem” do olho do mercado poucos anos após tornarem-se populares. Mas esse não é o caso da computação em nuvem. Todas as principais tendências de TI (voltadas ou não para o ambiente corporativo) apontam para um crescimento contínuo do uso de serviços de cloud computing nos próximos anos.

A Internet das Coisas, por exemplo, depende da nuvem para tornar o processamento de dados mais eficaz. Empresas de vários setores integrarão os seus processos à nuvem em busca de gastos mais precisos e maior capacidade de atender ao mercado. Isso incluirá o uso de ferramentas de análise de dados, sistemas de gestão e armazenamento de informação, que são a base de vários negócios.

3. O processo de migração para a nuvem é lento

Mito. A adoção de ferramentas baseadas na nuvem é um processo ágil e com impacto reduzido.

Gestores de TI conseguem um projeto de migração com prazos curtos, uma vez que essas soluções não demandam a instalação local de aplicativos ou arquivos de configuração complexos. Assim, a adaptação de funcionários às novas ferramentas poderá ser feita com mais agilidade e segurança.

4. Soluções de computação em nuvem são inseguras

Mito. A preocupação com segurança digital e privacidade jamais foi tão grande. O crescente número de ameaças digitais e o aumento da complexidade das técnicas de invasão de rede aumentou o foco de gestores de TI na avaliação da capacidade da sua infraestrutura responder a ataques virtuais.

Nesse cenário, o fato da nuvem fazer uso intenso dos serviços de rede é motivo de preocupação para vários negócios. No entanto, os últimos anos foram marcados pela adoção de tecnologias que tornam sistemas na nuvem mais robustos e confiáveis. Rotinas de backup automático melhoram a gestão de dados.

E com políticas avançadas de controle e criptografia, a comunicação entre servidores e usuários é feita com a garantia de que apenas as pessoas certas terão acesso às informações. Juntas, todas essas técnicas tornaram os sistemas de computação em nuvem mais seguros e confiáveis.

E então? Você já conhecia esses mitos e verdades sobre a computação em nuvem? Continue com a gente e descubra se você pode realmente confiar no armazenamento em nuvem!