Saiba como aumentar a produtividade em clínicas

Descobrir formas de aumentar a produtividade em clínicas é um desejo de praticamente todos os médicos, sobretudo quando há a necessidade de fazer plantões ou de realizar atendimento em outros locais fora do consultório, como em hospitais ou prontos-socorros.

Se você faz parte dessa realidade e gostaria de saber como aumentar a produtividade no dia a dia da sua clínica, este artigo é para você. Por aqui, vai aprender algumas técnicas que farão a rotina da sua clínica render mais. Continue lendo e confira.

1. Faça treinamentos de capacitação para sua equipe

Em uma clínica médica é necessário que todos sejam devidamente treinados para realizar as suas tarefas, e não apenas os médicos. É preciso que haja o sentimento de coletividade e que todos estejam cientes de seu papel para ajudar uns aos outros no sentido de cuidado com a saúde.

Por esse motivo, realizar treinamentos de capacitação para secretárias, atendentes, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, entre outros profissionais da clínica, é fundamental para que tudo ocorra da melhor forma possível.

2. Tenha procedimentos definidos

Para uma melhor organização dos processos na clínica, uma ideia interessante é ter sempre os procedimentos bem definidos. Isso fará com que não ocorram equívocos ou dúvidas que possam atrasar a realização das tarefas.

É possível, por exemplo, definir um protocolo de atendimento aos pacientes no qual, após serem recebidos pela secretária, possam ser encaminhados a um acolhimento por profissionais de enfermagem a fim de aferir a pressão, medir os sinais vitais, entre outros procedimentos. Com isso, o atendimento do médico será mais breve, e o paciente se sentirá mais satisfeito.

3. Priorize e saiba delegar tarefas

Além do atendimento aos pacientes, durante o atendimento médico de uma clínica é normal também haver tarefas mais burocráticas, como organizar prontuários, preencher documentos, entre outras.

Em casos assim, o ideal é que você saiba priorizar aquilo que é mais importante e estabelecer uma ordem para a realização desses procedimentos. Além disso, saber delegar e repassar esse tipo de trabalho para um auxiliar também pode ser uma boa ideia.

4. Tenha um software de gestão

Vivemos em plena era digital, e a tendência é que esse universo de tecnologia cresça ainda mais. Por isso, é quase inaceitável que uma clínica ainda utilize agendas de papel para a marcação de consultas, exames ou registros de fluxo de caixa sem automatização, por exemplo.

Ter um software de gestão é fundamental para que o atendimento seja mais eficaz, evitando erros, como marcar mais de uma consulta no mesmo horário, por exemplo. Em alguns programas também há recursos para enviar mensagens de alerta ao paciente, lembrando do horário marcado, além de integrações com a parte financeira, indicando exatamente os valores relacionados e consolidando todos os dados com maior eficiência.

5. Utilize serviços de laudos a distância

Para facilitar o seu trabalho, você pode utilizar o serviço de laudos a distância, terceirizando assim esse processo da sua clínica.

Otimizando a tarefa de laudar, você terá mais tempo para se dedicar aos demais procedimentos da sua clínica, garantindo um melhor atendimento aos seus pacientes.

Viu como aumentar a produtividade em uma clínica não é uma tarefa tão difícil como parece em um primeiro momento?

E para saber ainda mais sobre o assunto, você pode fazer o download do nosso e-book “Aumente a Produtividade ao laudar”, clicando aqui. Boa leitura!

cta_newsletter