Como evitar ausência de pacientes em consultas médicas?

como-evitar-ausencia-de-pacientes-em-consultas-medicas.jpegUm grande problema para todos os profissionais que têm consultório é a ausência do paciente. O paciente marca a consulta, ocupa aquele horário na agenda mas na hora não aparece, comprometendo a organização financeira da clínica e impedindo que outros pacientes que precisavam usassem o horário.

Cabe, então, ao profissional de saúde ser criativo e buscar meios de reduzir a falta dos pacientes em consultas médicas. Quer descobrir como fazer isso? Confira o nosso post! 

Crie uma relação de confiança

No início de qualquer tratamento é comum que o paciente ainda esteja um pouco distante, não confie tanto no médico e até mesmo esqueça do compromisso da consulta. Às vezes, isso ocorre inclusive porque resolveu buscar uma segunda opinião e mudou a linha de cuidado.

No entanto, tudo pode ser evitado à medida que o médico conquista a confiança do paciente e estabelece uma relação baseada em compromisso mútuo. A partir daí, fica muito mais fácil o paciente não se esquecer da consulta agendada e estar lá no horário certo.

Cumpra com a agenda

De nada adianta estimular o paciente a chegar no horário e não esquecer da consulta, se o médico está sempre com a agenda atrasada. Para exigir esse tipo de compromisso é necessário que o médico também respeite os horários e demonstre que valoriza o tempo, assim como espera que o seu tempo seja valorizado.

Crie uma política para os pacientes ausentes

Uma boa alternativa para reduzir o número de faltas nas consultas médicas é a criação de uma política que regule as ausências sem aviso prévio. Por exemplo, toda vez que o paciente faltar e não avisar com uma antecedência mínima, ele é obrigado a ir para um final de fila de espera.

O mais importante nesse caso é manter os pacientes bem informados sobre a política para que não haja qualquer mal-entendido. Deixe claro o tempo mínimo para aviso da falta e seja flexível quando necessário, buscando entender que às vezes surge realmente um imprevisto de última hora.

Lembre o paciente da consulta

O principal motivo por trás da ausência na consulta é o esquecimento. Para resolver esse problema, então, basta lembrar o paciente que ele tem uma consulta agendada para tal data e tal horário com cerca de 24 horas de antecedência.

Use a tecnologia a seu favor

As inovações tecnológicas podem ser de grande ajuda na hora de facilitar o dia a dia do consultório médico e a organização da agenda. Embora a ligação telefônica ainda seja o método mais clássico para lembrar os pacientes da consulta, isso também é possível por meio de SMS, e-mail e até Whatsapp, por exemplo, reduzindo os gastos com a linha telefônica e o tempo usado para enviar os lembretes para todos os pacientes.

Já o uso de sistemas de laudos a distância aumenta a produtividade na clínica e acelera a entrega dos resultados dos exames, ajudando a manter a agenda mais limpa e aumentando a satisfação e o compromisso dos pacientes com a clínica.

Agora que você viu nossas dicas para evitar a ausência dos pacientes nas consultas médicas, que tal aprofundar seus conhecimentos? Entenda mais sobre como você pode aumentar a sua produtividade ao laudar exames. Baixe o nosso e-book e confira!

cta_newsletter