Pare! E aprenda como fidelizar pacientes em clínicas médicas

pare-e-aprenda-como-fidelizar-pacientes-em-clinicas-medicas.jpegUma das maiores preocupações existentes em todos os setores é a fidelização dos clientes. Nas clínicas médicas essa preocupação deve ser ainda maior, pois as questões tratadas envolvem a saúde e bem-estar dos pacientes que, ao não terem suas necessidades atendidas, não vão hesitar em procurar outro estabelecimento. 

Quando um paciente se depara com uma clínica de confiança, que construa uma boa relação, há muito mais chances que ele retorne e divulgue o trabalho realizado para seus entes queridos e amigos próximos.

Você sabe como fidelizar os pacientes de sua clínica? Acompanhe o post e veja como isso é possível!

Valorize a relação médico-paciente

A construção de confiança na relação médico-paciente é muito sensível e devem ser adotadas estratégias para tornar o atendimento ainda mais humanizado, fazendo com que o enfermo se sinta confortável e seguro.

Muitos médicos mantêm certa distância para não se envolverem demais com os problemas dos pacientes e protegerem sua própria integridade mental. Apesar disso, é essencial mostrar sensibilidade e procurar se colocar no lugar do outro.

Procure pregar um atendimento que priorize essa relação, buscando os melhores profissionais e capacitando-os de acordo com a filosofia de sua clínica.

Invista no ambiente da sua clínica médica

A construção de um ambiente acolhedor é uma ótima estratégia para fazer o paciente valorizar o seu trabalho e se tornar fiel à clínica. Em situações de tensão, um ambiente iluminado, organizado, limpo e confortável faz diferença para que as pessoas sintam segurança.

Ofereça lugares confortáveis, bebedouros, ar-refrigerado e formas de entretenimento na sala de espera, (como o jornal do dia, revistas atuais, TV e conexão Wi-fi). Esse tipo de ambiente torna a espera menos tortuosa e contribui para os clientes se encantarem.

Valorize a sua imagem

Apesar de serem prestadores de serviços como quaisquer outros, os médicos são vistos de forma diferente pela sociedade, zelando por um ponto primordial na vida de todos: a saúde.

Por isso é de extrema importância que as clínicas construam uma boa imagem perante a sociedade, divulgando seu trabalho por meio das redes sociais, assumindo o compromisso com a ética e a transparência nos serviços prestados e colocando-se à disposição dos pacientes para sanar dúvidas.

Adote um sistema de cadastro de clientes

Conhecer os pacientes é, sem dúvida, um ponto essencial quando se deseja construir uma relação. A melhor forma de fazer isso é usando um sistema de cadastro digital, no qual possam ser encontrados os históricos de todos os seus pacientes.

Além de agilizar os processos para o médico, que apenas precisa procurar pelo prontuário para obter todas as informações de que necessita para o atendimento, ajuda a encantar o cliente, ao extinguir a necessidade de fazê-lo repetir todo seu histórico a cada vez que se consultar em sua clínica.

Crie confiança na relação pós-consulta

Muitos pacientes ainda se sentem nervosos após a consulta, pois, apesar de terem recebido um diagnóstico, a maioria das questões médicas precisa de um tratamento e certo tempo para fazer efeito.

Mandar um e-mail para o cliente falando mais sobre a sua enfermidade e deixar claro que a clínica está totalmente aberta para que ele esclareça qualquer dúvida, mesmo após a consulta, com certeza será importante para fazê-lo retornar à clínica.

Apesar de se tratar de uma relação muito sensível e que pode ser abalada por pouco, uma vez que a clínica médica conquiste a confiança de um paciente, é muito provável que ele se torne um cliente fiel.

E você? Como faz para construir uma boa relação com seus pacientes? Compartilhe nos comentários.

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