Telemedicina: 6 coisas que você não sabia sobre essa tecnologia

imagem_tele_blogA Telemedicina veio para revolucionar os meios de análise e diagnósticos. Baseia-se na utilização da Tecnologia da Informação (TI) aplicada à área médica, o que possibilita grande agilidade e precisão nos processos gerenciais, exames, consultas e relação entre médico e paciente.

Essa tecnologia transpõe barreiras culturais, socioeconômicas e geográficas, atingindo hoje todas as pessoas, independentemente da condição econômica.

Se você não conhece os benefícios da Telemedicina, confira agora 6 informações importantes sobre o tema e suas vantagens. Acompanhe!

Como funciona?

A Telemedicina funciona por meio de três segmentos: teleassistência, teleducação e emissão de laudos a distância. Dessa forma, o paciente pode ser acompanhado desde o domicílio ou centro de saúde pelo médico, que, por sua vez, comunica-se com outros profissionais também por meio de conexão on-line.

Quais as vantagens da Telemedicina?

Para os pacientes, há um maior acesso a especialistas e recursos de alta qualidade, melhorando significativamente os serviços, reduzindo tempo de deslocamento e ainda diminuindo o risco de infecções hospitalares.

Já para os médicos, mais chances de participação em programas educacionais de forma remota, com interatividade para obter, assim, apoio de colegas para tomada de decisões. Também  permite trocas de informações entre os prestadores de serviços de saúde, criando a integração entre clínicas, pesquisas, sem contar a redução de filas em clínicas e hospitais lotados.

Qual a diferença entre a cibermedicina e a telessaúde?

Cibermedicina é o termo utilizado para se referir à medicina que faz uso de computadores e outras ferramentas tecnológicas para diagnósticos e comunicação. O termo telessaúde é mais abrangente que a cibermedicina em si, incluindo nesse processo os cuidados prestados por outros profissionais de saúde.

Como é regulada a Telemedicina?

A Telemedicina é regulada pela Associação Americana de Telemedicina – American Telemedicine Association. É também aprovada pelos conselhos de medicina e leis brasileiras.

Quais os benefícios da Telemedicina para clínicas?

Os principais benefícios para clínicas são:

  • envio de laudos e imagem por meio da internet de forma rápida;
  • economia com equipamentos e aluguéis;
  • possibilidade de oferecer todas as especialidades e tipos de exames para pacientes.

Quais as principais aplicações da Telemedicina?

Teleconsultas

Abrange aplicações na web para diagnósticos e aconselhamentos. Consiste em o paciente transmitir informações para o profissional de saúde a fim de obter um diagnóstico.

Telerradiologia

É o estudo de imagens de radiologia, ultrassonografia, tomografia ou de ressonância magnética para discutir casos.

Telecirurgia

Esse método deve ser feito apenas por profissionais muito experientes, que têm permissão para realizar procedimentos cirúrgicos de emergência. Esse processo inclui a demonstração de cirurgias já feitas de forma tradicional por um corpo médico a outro grupo remoto. Também é usado em procedimentos cirúrgicos delicados que envolvam pequenos cortes que são feitos por robôs comandados a distância.

Quer saber mais informações sobre como adotar esse recurso em sua clínica? Entre em contato conosco para mais informações.