Como um sistema automatizado pode melhorar a produtividade de médicos e administradores

O avanço tecnológico no setor de HealthCare permitiu que estabelecimentos desistemas_produtividade_blog saúde oferecessem um serviço ainda mais qualificado aos pacientes. Ferramentas inteligentes, que otimizam a produtividade, garantem diagnósticos precisos e melhores entregas são essenciais para uma gestão voltada para o futuro.

Um sistema capaz de gerir laudos médicos, por exemplo, possibilita mudanças efetivas no dia a dia dos profissionais de saúde e também permite ao administrador da clínica, hospital ou centro de diagnóstico uma visão mais estratégica para facilitar a tomada de decisões.

Pensando nisso, separamos algumas informações importantes que podem auxiliar tanto na execução das atividades diárias quanto no atendimento ao paciente e gestão financeira de instituições de saúde.

Agilidade no atendimento

O amadurecimento no uso de ferramentas de tecnologia amplia o desenvolvimento de rotinas que, ao longo do tempo, transformam significativamente o dia a dia. O gerenciamento automatizado de laudos médicos reduz o caminho entre a realização de exames e o diagnóstico, acelerando o início do tratamento.

Telemedicina: emissão de laudos on-line

Os equipamentos médicos já são capazes de enviar exames automaticamente. Desta forma, no mesmo dia o laudo retorna, já analisado e assinado por um especialista. No entanto, com os recursos da telemedicina, já é possível emitir resultados a qualquer hora, de qualquer lugar do mundo.

Além da rapidez nos processos de liberação de laudos, outros benefícios estão na diminuição de erros, redução de custos de mão de obra e aumento da produtividade. Esses fatores refletem diretamente na credibilidade e, consequentemente, no faturamento da instituição de saúde.

Saúde e tecnologia: você sabe o que é telemedicina e como usá-la?

Alta performance em poucos passos

Para organizar exames prioritários de acordo com prazos de entrega e urgência, é essencial que o sistema de gestão faça o controle de SLAs. O recurso deve partir de filas, organizar o fluxo de acordo com a urgência e também emitir relatórios que realmente intensifiquem o trabalho da unidade.

Finalizar laudos em poucos cliques, em um único ambiente, é um pré-requisito importante para a produtividade. Tudo que o especialista precisa deve estar sempre à mão.

Buscar arquivos ou informações em sistemas diferentes reduz a produtividade!

Acesso ao histórico do paciente e relatórios inteligentes

O médico precisa ter acesso a documentos fundamentais para garantir a qualidade do laudo. É importante que o profissional tenha controle, de preferência em uma única tela, de exames anteriores, anamnese e guia médica para assegurar a qualidade diagnóstica.

Além disso, dashboards com indicadores de produtividade em tempo real, que ajudem a garantir que o especialista e o estabelecimento cumpram os prazos de entrega e qualifiquem a performance.

Segurança: 81% dos estabelecimentos de saúde já sofreram ataques virtuais

A segurança dos dados dos pacientes é algo fundamental para que os centros de saúde possam manter uma imagem de credibilidade e reputação no mercado. Segundo pesquisas, 81% dos executivos de organizações no setor de HealthCare afirmaram que suas instituições já sofreram ataques virtuais.

Embora não haja uma fórmula mágica para evitar a propagação dos ataques a servidores, existem algumas dicas que diminuem a possibilidade deste tipo de cenário:

– Investimento em segurança para o controle da rede interna e acesso externo;
– Controle no armazenamento de dados;
– Processos específicos para o compartilhamento de informações dos pacientes;
– Criação e implementação de políticas de segurança para o controle de acesso ao sistema.

Mobilidade clínica

Grande parte dos profissionais de saúde ainda tem acesso restrito e dependente de terminais fixos de trabalho para realizar, até mesmo, uma rápida consulta a um determinado exame. Esse cenário, no entanto, pode ser transformado com o ambiente on-line, ao permitir que médicos também analisem laudos e imagens por meio de qualquer dispositivo móvel.

A automatização de processos permite a disponibilização de qualquer informação médica pela internet. Pacientes e médicos alocados em outras instituições de saúde podem acompanhar a agenda clínica, ter acesso a exames e históricos de atendimento, entre muitos outros recursos que ofereçam melhorias no atendimento.

Otimize a gestão financeira

Despesas, custos e lucros de uma clínica, hospital ou centro de diagnóstico podem ser melhor controlados a partir da automatização dos processos. Com informações mais organizadas e estruturadas, é possível realizar orçamentos, encontrar possibilidades de investimentos, definir um sistema de cobrança mais eficiente, passando a emitir notas fiscais, gerar boletos e controlar a inadimplência.

Quer mais informações sobre recursos de produtividade em sistemas de gestão clínica? Entre em contato com os nossos especialistas.