Saúde e tecnologia: novidades para os centros de diagnóstico por imagem

A presença da tecnologia na área da saúde tem apresentado muitos benefícios tanto para os profissionais quanto para os pacientes, que desfrutam da praticidade e conveniência de otimizar tempo e obter mais qualidade nos serviços. As inovações disponíveis para os centros diagnósticos, por exemplo, além de facilitar a administração, favorecem também a gestão específica do setor.

Para que o paciente receba um tratamento adequado, com resultados satisfatórios e maior previsibilidade, é imprescindível que o diagnóstico seja feito de maneira eficiente, exata e com a maior credibilidade possível. Para isso, atualmente os centros de diagnóstico contam com inúmeros recursos que utilizam a aplicação da tecnologia em seus procedimentos, tornando assim o atendimento mais qualificado e os resultados precisos.

Quer saber mais sobre o que há de novo neste segmento? Continue lendo este post.

Benefícios aos profissionais

Um dos grandes desafios da medicina atual é ser capaz de administrar a quantidade de informações geradas em cada atendimento, reunindo todos os dados dos pacientes de modo descomplicado. Esses dados vão além de seu prontuário eletrônico: contempla todos os procedimentos realizados em seu tratamento, bem como os resultados dos exames.

Em se tratando de diagnóstico por imagem é ainda mais relevante a necessidade de haver o compartilhamento dos fatos, potencializando o atendimento e reduzindo custos com impressão de laudos e outros insumos.

Saúde e tecnologia: você sabe o que é telemedicina e como usá-la?

Benefícios aos pacientes

Para o usuário, a praticidade de ter um atendimento de saúde no qual todas as suas informações estejam disponíveis ao profissional, sem a necessidade de transportar grandes volumes em resultados de exames, é determinante na escolha de onde realizará os procedimentos. A medicina diagnóstica é capaz de atender essa demanda crescente de informatização dos dados, favorecendo o tráfego assim como aumentando a qualidade dos serviços oferecidos.

Administração hospitalar e clínica de qualidade

O investimento em softwares que forneçam imagens de qualidade e as disponibilizem de maneira on-line é vital para garantir o máximo de aproveitamento desses recursos, possibilitando uma melhor gestão econômica e de mão de obra. Além disso, a fidelização do paciente, uma vez que:

  • há atendimento de alta capacidade diagnóstica;
  • promove-se um reduzido tempo de espera e conta-se com processo otimizado para a entrega dos resultados.

Isso ocorrerá, seja por meio dos equipamentos que geram as imagens digitalmente ou pelos programas que as digitalizam e organizam. Dessa forma, as informações são armazenadas de maneira segura e simplificada, facilitando o acesso tanto dos profissionais autorizados quanto do paciente.

Entretanto, a praticidade se estende para além destes quesitos, pois as clínicas diagnósticas podem oferecer aos usuários o agendamento on-line, orientações quanto à preparação para os exames e o aviso com uma antecedência determinada, via SMS, por exemplo, para reduzir custos com ausências nos procedimentos.

Nesse cenário, destaca-se, então, a importância do máximo aproveitamento da tecnologia para gerar e gerenciar resultados diagnósticos de qualidade e que atendam de maneira plena, tanto à equipe médica quanto aos pacientes. A administração hospitalar, quando amparada por estes recursos tecnológicos, traz inúmeras vantagens ao atendimento médico e diagnóstico, diminuindo tempo e recursos, além de aumentar a qualidade dos serviços ofertados.

Você considerou úteis as informações deste post? Então, compartilhe em suas redes sociais e mostre a evolução da medicina diagnóstica por meio da tecnologia!

cta_newsletter