Gestão hospitalar: 5 dicas para atender melhor os pacientes

A chave para o sucesso de qualquer clínica médica ou hospital é o atendimento ao paciente. Existem diversos aspectos que devem ser observados para um bom atendimento, desde a estrutura física do estabelecimento, a recepção, abordagem e até o uso da tecnologia para agilizar processos.

Manter a qualidade dos serviços é essencial, mas, às vezes, pode ser um desafio – inclusive, porque existe uma alta demanda para a área de saúde em todos os períodos do ano. Dessa forma, é importante sempre melhorar, modernizar e atualizar os processos gerenciais e os serviços.

Quer saber como aprimorar a sua gestão hospitalar? Então, conheça agora 5 dicas para atender melhor seus pacientes.

1. Treine bem sua equipe

Uma boa e unificada comunicação entre as equipes é um dos segredos para reduzir o tempo gasto no atendimento. É preciso investir em treinamentos para aprimorar o diálogo e para que o time possa trabalhar de forma mais harmônica no contato com os pacientes. Isso reduz a perda de tempo com problemas e dificuldades de entendimento.

2. Ofereça conforto no seu estabelecimento hospitalar

É muito importante se preocupar com a infraestrutura de um hospital ou de uma clínica, por criar um ambiente confortável na recepção. É preciso estar atento à escolha dos móveis que vão decorar a sala de espera, levando em conta não apenas a parte estética, mas também a funcional.

Evite erros, como colocar as cadeiras de costas para a porta de entrada, centralizar os assentos em um único espaço e desconsiderar os pacientes que precisam levar seus acompanhantes, assim como os que têm necessidades especiais.

3. Tenha opções de entretenimento na recepção

O uso de som ambiente, TV em volume baixo, revistas que tenham temas relaxantes, como artes, decoração, turismo ou temas relacionados à saúde, podem ser utilizados na recepção.

Para hospitais ou clínicas infantis, é útil ter um pequeno espaço com mesas e cadeiras com brinquedos, lápis de cor e livros de colorir para acalmar as crianças.

A Internet Wi-Fi está hoje na maioria dos consultórios e pode ser um diferencial oferecê-la no seu ambiente hospitalar para que o paciente possa trabalhar ou se entreter on-line.

4. Crie um padrão de triagem na chegada do paciente

A porta de entrada é responsável pela coleta do máximo de informações possíveis que serão úteis ao médico a respeito do quadro clínico do paciente antes de ele entrar no consultório. É importante fazer uma triagem rápida e padronizada, a fim de que o atendimento seja o mais eficiente possível.

5. Utilize a tecnologia

A tecnologia é uma forte aliada para gerenciar informações e otimizar processos de rotina de um hospital. Softwares de gerenciamento, que permitem armazenar dados de pacientes, arquivos, exames, podem tornar o trabalho de consulta e atualização destes dados mais rápidas e fáceis, além de permitir uma comunicação ágil entre outros médicos que estejam no mesmo caso.

Todo esforço de melhora no atendimento por meio de uma boa gestão hospitalar traz retornos positivos para os profissionais, para a equipe e, principalmente, para o paciente. Otimizar e humanizar os processos é uma das formas de manter a qualidade do serviço.

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